Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Educação de Jovens e Adultos
EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL
NOME:________________________________________DATA:__________
História 5º e 6º termos - Linha do tempo
Queridos alunos,
Na atividade passada tratamos de fenômenos históricos e como participamos destes em nossa vida. Por estarmos inseridos em fenômenos históricos também somos sujeitos históricos, afinal fazemos parte da História, vivendo-a e podendo influenciá-la!
Por sermos sujeitos históricos, também temos e podemos escrever a nossa História. E um dos meios, é pela Linha do tempo.
Nesta atividade vamos entender mais sobre este importante instrumento de conhecimento da História, mas também de nós mesmos!
Bons estudos!
Profa. Débora
In Arariba 6, pág. 22
Nova palavra: eixo cronológico – linha que representa o tempo
Procure no texto e escreva o significado das palavras abaixo:
Anterioridade
Simultaneidade
Posterioridade
Na atividade passada, havia uma linha do tempo para inserir os acontecimentos que você considera mais importantes, como o exemplo do texto sobre a vida de Mariana.
Tanto na atividade anterior como no texto, os acontecimentos não estão em escala temporal, ou seja, seus espaços e distâncias não representam as distâncias de tempo verdadeiras. O mais importante é marcar os acontecimentos como importantes e que influenciaram a maneira como você é e vive atualmente.
Neste sentido, responda a última pergunta do texto:
Quais vestígios / fontes históricas utilizaria para obter informações da sua vida que não se lembra tanto?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário