sábado, 9 de maio de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 04/05/2020 A 08/05/2020 - GABARITO

GABARITO


1. Segundo o texto,  o que os historiadores procuram para construir o conhecimento sobre um fato?

Os historiadores procuram pontos de vistas sobre um acontecimento. 

2. Qual impacto que esse novo olhar causou para a escrita da História? 

Esse novo olhar causou uma reviravolta no estudo da história, pois a partir daí todos os pontos de vistas começaram a importar. Pontos de vista da mulher, do trabalhador, do negro, do indígena e de muitos outros grupos começaram a ser considerados pelos historiadores.  


3. Leia o trecho abaixo o texto de um importante autor alemão, Bertold Brecht:

Perguntas de  um operário que lê 

O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho? 

César ocupou a Gália. Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? 

Felipe da Espanha chorou quando sua frota naufragou. Foi o único a chorar? 

Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem partilhou da vitória? 


A cada página uma vitória. 

Quem preparava os banquetes comemorativos? 

A cada dez anos um grande homem. 

Quem pagava as despesas? 

Tantas informações. Tantas questões. 


  1. As perguntas feitas pelo operário procuram descobrir o que? 

As perguntas procuram saber quem estava junto nos acontecimentos: quem cozinhou, quem chorou.

  1. Por que essas perguntas são feitas por um operário? 

Porque são ações geralmente feitas pelo trabalhador e que pouco lê sobre ações semelhantes na história, mas que sabe também que essas ações são indispensáveis e que mesmo em outros períodos da história, alguém deveria fazê-los. 





5. Após a Pandemia do Coronavírus, muitos historiadores precisarão escrever a história desta época. Existirão diferentes versões?

Escreva abaixo quais versões você acredita que serão interessantes serem buscadas. 

Como você acredita que cada uma delas contará sobre a pandemia? 

Sim, para uma escrita abrangente e completa do Corona Vírus deverá ser levado em conta diferentes pontos de vista. 

Os profissionais da saúde contarão como funcionava nos hospitais, quais eram suas preocupações e seus medos tanto profissionais quanto pessoais, uma vez que precisam estar em contato com pessoas contaminadas e ao mesmo tempo se proteger. 

Os trabalhadores que não puderam parar contarão os motivos de continuarem trabalhando, os cuidados para não se contaminarem, as mudanças em sua rotina e no trabalho. 

Os profissionais da educação e os estudantes contarão como foi adaptar toda a rotina escolar a distância, a falta da sala de aula e o contato com a turma e o que fez para conseguir estudar. 

Muitos e muitos outros pontos de vista serão importantes como a dona de casa, o politico, a criança e quem mais você considerar que tenha um ponto de vista diferente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário