GABARITO
1. Segundo o texto, o que os historiadores procuram para construir o conhecimento sobre um fato?
Os historiadores procuram pontos de vistas sobre um acontecimento.
2. Qual impacto que esse novo olhar causou para a escrita da História?
Esse novo olhar causou uma reviravolta no estudo da história, pois a partir daí todos os pontos de vistas começaram a importar. Pontos de vista da mulher, do trabalhador, do negro, do indígena e de muitos outros grupos começaram a ser considerados pelos historiadores.
3. Leia o trecho abaixo o texto de um importante autor alemão, Bertold Brecht:
Perguntas de um operário que lê
O jovem Alexandre conquistou a Índia. Sozinho?
César ocupou a Gália. Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro?
Felipe da Espanha chorou quando sua frota naufragou. Foi o único a chorar?
Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem partilhou da vitória?
A cada página uma vitória.
Quem preparava os banquetes comemorativos?
A cada dez anos um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas informações. Tantas questões.
As perguntas feitas pelo operário procuram descobrir o que?
As perguntas procuram saber quem estava junto nos acontecimentos: quem cozinhou, quem chorou.
Por que essas perguntas são feitas por um operário?
Porque são ações geralmente feitas pelo trabalhador e que pouco lê sobre ações semelhantes na história, mas que sabe também que essas ações são indispensáveis e que mesmo em outros períodos da história, alguém deveria fazê-los.
5. Após a Pandemia do Coronavírus, muitos historiadores precisarão escrever a história desta época. Existirão diferentes versões?
Escreva abaixo quais versões você acredita que serão interessantes serem buscadas.
Como você acredita que cada uma delas contará sobre a pandemia?
Sim, para uma escrita abrangente e completa do Corona Vírus deverá ser levado em conta diferentes pontos de vista.
Os profissionais da saúde contarão como funcionava nos hospitais, quais eram suas preocupações e seus medos tanto profissionais quanto pessoais, uma vez que precisam estar em contato com pessoas contaminadas e ao mesmo tempo se proteger.
Os trabalhadores que não puderam parar contarão os motivos de continuarem trabalhando, os cuidados para não se contaminarem, as mudanças em sua rotina e no trabalho.
Os profissionais da educação e os estudantes contarão como foi adaptar toda a rotina escolar a distância, a falta da sala de aula e o contato com a turma e o que fez para conseguir estudar.
Muitos e muitos outros pontos de vista serão importantes como a dona de casa, o politico, a criança e quem mais você considerar que tenha um ponto de vista diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário