Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Educação de Jovens e Adultos
EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO CASTRO RANGEL
História 5º e 6º termos
NOME:________________________________________ DATA:__________
Queridos alunos,
Na atividade passada trabalhamos com uma imagem de uma notícia. Desta vez trabalharemos com uma notícia inteira sobre a nossa região, nesses tempos de pandemia.
Espero que estejam todos bem!
Bons estudos!
Profa. Débora
Leia a notícia abaixo:
Em isolamento social, taxista do ABC Paulista faz música sobre pandemia de coronavírus
Raymundo Dias fez a melodia para poema escrito pela esposa, a artista plástica Gilda Sabas, em Diadema. Eles não saem de casa desde fim de abril.
Por Glauco Araújo, G1 SP
16/05/2020 07h00
Com o distanciamento social devido à pandemia de coronavírus, o taxista Raymundo Dias, 63 anos, fez uma parceria musical com a mulher, a artista plástica Gilda Sabas, 57 anos, e compôs uma música inspirada nos tempos atuais de combate à Covid-19. Os dois não saem de casa desde o fim de abril e cantam: "Você não está só neste mundo", diz verso da canção.
“Minha esposa escreveu o texto e comecei a melodia em cima. Demorei uns quatro dias. Gravei tudo no celular e depois mandei para um amigo gravar teclado”, disse Raymundo. A música recebeu o nome de "Vida".
Morador de Diadema, no ABC Paulista, ele recebeu o poema escrito pela mulher e tratou de pegar o violão para encontrar a melodia ideal. Violonista autodidata desde pequeno, Raimundo achou os acordes e levou a música para aprovação de Gilda.
“Já fiz outras composições, mas essa é especial, diferente, queria que as pessoas ouvissem a mensagem”, disse ele.
Sem poder transportar os passageiros fiéis que tem na região, ele está aproveitando mais um espaço que tem em casa para passar o tempo. “Estou ficando em casa desde que começou a aparecer o primeiro caso no país. Tenho problemas respiratórios e preciso me cuidar.”
A janela da casa deles ofereceu o cenário para inspirar a artista, que tem se mantido distante do convívio com os vizinhos, familiares e amigos.
“Ela se inspirou vendo as notícias sobre o coronavírus, sempre olhando pela janela, vendo a rotina. Temos uma oficina de arte em casa, onde minha esposa pinta quadros, ela é artista plástica”, disse Raymundo.
Raimundo ainda conseguiu fazer um clipe com crianças da família, vizinhos amigos, a esposa, o parceiro musical e sua melhor amiga, a cachorrinha Frida.
Gilda Sabas e Raymundo Dias no ateliê que têm em casa e usaram para compor música sobre a pandemia — Foto: Arquivo Pessoal
“Meu amigo Daniel Pereira tem um estúdio no Parque Real, em Diadema, e ele ajudou gravando o teclado. Depois fizemos esse vídeo para ilustrar a música”, disse o taxista.
A autora da letra revelou a inspiração para escrever a canção. “A música, quando fiz, tinha o objetivo de mostrar o sentimento de saudades do outro que amamos, que está longe e de quem está morrendo também nessa pandemia.”
Letra da música Vida
Cante, olhe pela janela
Pelo beco, por dentro do medo
Olhe para o céu
Cante, estenda a mão em aceno
Você não está só neste mundo
Sorria
Teça um fio de esperança na vida
que pulsa dentro do coração
que se guarda por trás de paredes
Cante
Desenhe palavras ao vento
Plante semente de coragem e amor
Saudades sentimos todos nós
de todos nós
Mas somos feitos do tempo
Portal G1, notícia de 16/05/2020
Quem tiver acesso a internet e quiser ler a notícia na integra ou ouvir a música, segue o link: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/05/16/em-isolamento-social-taxista-do-abc-paulista-faz-musica-sobre-pandemia-de-coronavirus.ghtml
Qual é a profissão de Raymundo Dias? E de sua esposa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como e por que a música foi feita?
.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você achou da música?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Você tem algum passatempo? Gosta de produzir algo durante seu tempo livre?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você gostaria de produzir nesta época de pandemia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao concluir, se puder, fotografe e envie para o e-mail: eja56flaminio@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário