domingo, 4 de outubro de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 05/10/2020 A 16/10/2020

 

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO CASTRO RANGEL

 História 5º e 6º termos  

Revolução Agrícola – Pré História 


NOME:________________________________________DATA:__________


 Queridos alunos, 

Nas últimas atividades refletimos sobre mudanças, permanências e revoluções.  Muitas vezes a revolução acontece  cotidianamente, aos poucos e mudando toda uma forma de se viver. Como, por exemplo, a revolução agrícola que transformou os homens coletores e caçadores, em agricultores, fixos em um local e formando as primeiras cidades que mais tarde se desenvolveriam nas civilizações antigas, como os egípcios, os mesopotâmios e  os sumérios. 

Vamos entender um pouquinho mais deste período? 

Bons estudos! E estou à disposição para tirar qualquer dúvida! 

Profa. Débora


  1. A Pré História durou milhares de anos e para facilitar os estudos, os historiadores a dividiram em períodos, conforme as atividades humanas. Nesta atividade conheceremos essas atividades, bem como as formas de se viver em cada período.  

Para isso observe as imagens e escolha qual a melhor letra que descreve cada um destes períodos. Complete os espaços abaixo. 

http://fotos.sapo.pt/mPeSOesOf9bGUYZoH9Y0/s320x240


A descrição de letra ______ é a que melhor explica a imagem acima, pois o ser humano quebrava e lascava pedras lascadas para conseguir alimentos. Por este motivo, o período ficou conhecido como Idade da Pedra lascada, ou Paleolítico. 



http://queconceito.com.br/wp-content/uploads/Neolitico.jpg


A descrição de letra _____ é a que melhor explica a imagem acima, pois com a melhoria dos instrumentos aconteceu o que chamamos de Revolução Agrícola,  que permitiu homens e mulheres se fixarem em comunidades. Este período chamamos de Neolítico, ou Pedra Polida, material com que eram feitos os seus instrumentos. 


https://cezimbramoni.files.wordpress.com/2011/05/atividademetais.jpg


A descrição de letra _____ é a que melhor explica a imagem acima, pois na Idade dos Metais  os homens e mulheres passaram a produzir mais alimentos, comendo mais e assim podendo viver mais. A consequência foi o aumento das comunidades. 



DESCRIÇÕES: 

A) Com melhores instrumentos de pedra polida, o ser humano aprendeu a plantar e criar os animais. Com isso não precisava mais se locomover para caçar e por isso passou a ficar fixo, morando em vilas e pequenas comunidades onde era mais fácil e seguro sobreviver. 


B) O homem era um caçador e coletor de plantas e pequenos animais. Para isso quebrava e lascava pedras para usar como instrumentos que o ajudassem a conseguir alimentos. 


C) Na Idade dos Metais, o ser humano aprendeu a fundir metais. Por isso, a época foi batizada de Idade dos Metais. Primeiramente manuseou o cobre; depois, o estanho. E, por último, a união dos dois metais, originando o bronze. Esses instrumentos garantiram instrumentos mais fortes e potentes para cultivar e caçar alimentos. 






Após completar as lacunas, escreva abaixo em qual dos períodos você acredita que a sobrevivência era mais difícil? E qual era mais fácil? Por que? Explique. 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário