Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Educação de Jovens e Adultos
EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO CASTRO RANGEL
História 5º e 6º termos
Revolução Agrícola – Pré História
NOME:________________________________________DATA:__________
Queridos alunos,
Nas últimas atividades refletimos sobre mudanças, permanências e revoluções. Muitas vezes a revolução acontece cotidianamente, aos poucos e mudando toda uma forma de se viver. Como, por exemplo, a revolução agrícola que transformou os homens coletores e caçadores, em agricultores, fixos em um local e formando as primeiras cidades que mais tarde se desenvolveriam nas civilizações antigas, como os egípcios, os mesopotâmios e os sumérios.
Vamos entender um pouquinho mais deste período?
Bons estudos! E estou à disposição para tirar qualquer dúvida!
Profa. Débora
A Pré História durou milhares de anos e para facilitar os estudos, os historiadores a dividiram em períodos, conforme as atividades humanas. Nesta atividade conheceremos essas atividades, bem como as formas de se viver em cada período.
Para isso observe as imagens e escolha qual a melhor letra que descreve cada um destes períodos. Complete os espaços abaixo.
A descrição de letra ______ é a que melhor explica a imagem acima, pois o ser humano quebrava e lascava pedras lascadas para conseguir alimentos. Por este motivo, o período ficou conhecido como Idade da Pedra lascada, ou Paleolítico.
A descrição de letra _____ é a que melhor explica a imagem acima, pois com a melhoria dos instrumentos aconteceu o que chamamos de Revolução Agrícola, que permitiu homens e mulheres se fixarem em comunidades. Este período chamamos de Neolítico, ou Pedra Polida, material com que eram feitos os seus instrumentos.
A descrição de letra _____ é a que melhor explica a imagem acima, pois na Idade dos Metais os homens e mulheres passaram a produzir mais alimentos, comendo mais e assim podendo viver mais. A consequência foi o aumento das comunidades.
DESCRIÇÕES:
A) Com melhores instrumentos de pedra polida, o ser humano aprendeu a plantar e criar os animais. Com isso não precisava mais se locomover para caçar e por isso passou a ficar fixo, morando em vilas e pequenas comunidades onde era mais fácil e seguro sobreviver.
B) O homem era um caçador e coletor de plantas e pequenos animais. Para isso quebrava e lascava pedras para usar como instrumentos que o ajudassem a conseguir alimentos.
C) Na Idade dos Metais, o ser humano aprendeu a fundir metais. Por isso, a época foi batizada de Idade dos Metais. Primeiramente manuseou o cobre; depois, o estanho. E, por último, a união dos dois metais, originando o bronze. Esses instrumentos garantiram instrumentos mais fortes e potentes para cultivar e caçar alimentos.
Após completar as lacunas, escreva abaixo em qual dos períodos você acredita que a sobrevivência era mais difícil? E qual era mais fácil? Por que? Explique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário