Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação
Departamento de Ações Educacionais
Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Educação de Jovens e Adultos
EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO CASTRO RANGEL
História 5 e 6º termos
NOME:________________________________________DATA:__________
Queridos alunos,
Neste ano atípico, fomos obrigados a criar novas formas de ensinar e aprender. Apesar de distantes, através das atividades, dos plantões tratamos de importantes temas e desenvolvemos novas formas de interação. É verdade que tivemos muitos desafios, mas o interesse de cada aluno em buscar e nos perguntar, tentar realizar as atividades garantiu o aprendizado de cada um.
Espero que no ano que vem possamos nos reencontrar com toda segurança e voltar a tratar e discutir sobre História, aprendendo juntos sobre nossa realidade. Mas por enquanto agradeço toda a parceria e atenção que tiveram e desejo que fiquem bem e seguros.
Para encerrar, proponho nesta atividade um pequeno filme que trata dos muitos assuntos que trabalhamos neste ano. O filme é apenas uma sugestão, caso não consigam assistir, segue um resumo e duas questões sobre temas que tratamos nas atividades.
Obrigada por toda parceria e fiquem bem!
Profa. Débora
Nesta reta final do ano letivo, convido os a assistir pelo Youtube, completamente grátis o filme “Vida Maria” de 8 minutos:
https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4&t=32s
Vencedor de mais de 50 prêmios, o filme “vida Maria” (Ceará, 2006) é uma pequena produção com uma mensagem enorme: a valorização da educação nos primeiros anos de vida.
O curta narra a história da personagem Maria, uma menina de cinco anos que se esforça para aprender a escrever o próprio nome. Enquanto isso, a mãe, uma mulher da roça e sem instrução, a desestimula dizendo “não perca tempo tentando ‘desenhar’ o seu nome”.
Então, a menina se vê obrigada a abandonar os estudos para trabalhar e ajudar nos afazeres domésticos. Uma concepção de infância esvaziada, que considera o indivíduo apenas um braço a mais para o trabalho.
Maria cresce, se casa e continua a reproduzir a lógica que aprendeu com seus próprios filhos. A desvalorização da educação como um ciclo que perpetua desigualdades.
In https://catracalivre.com.br/educacao/curta-vida-maria-narra-o-que-acontece-com-crianca-longe-d/
Ao longo do ano conversamos sobre mudanças e permanências.
A qual permanência o filme faz referência? Explique. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que poderia provocar a mudança desta situação mostrada no filme?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
O que você achou do filme? Ele retrata a realidade? Por que?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário