domingo, 18 de outubro de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 19/10/2020 A 30/10/2020

 

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL

 História 5º e 6º termos  

Revolução Agrícola – Pré História 

NOME:________________________________________DATA:__________


 Queridos alunos, 

Na última atividade tratamos da revolução agrícola. Vamos nesta atividade compreender como as vilas e comunidades  se transformaram em cidades que mais tarde se desenvolveriam nas civilizações antigas, como os egípcios, os mesopotâmios e  os sumérios. 

Vamos entender um pouquinho mais como tudo isso foi possível? 

Bons estudos! E estou à disposição para tirar qualquer dúvida! 

Profa. Débora


  1. Baseado no que estudamos até aqui, explique como a Revolução Agrícola permitiu o surgimento de vilas e comunidades. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. E como as comunidades passaram a ser cidades? Leia as frases abaixo e coloque as em sequência, inserindo o número 1 na que você acredita que aconteceu primeiro, depois 2, 3 e 4. 



(   ) Os grupos passam a ser divididos conforme os que têm terras e poder, e os que não tem. Estes que não possuem terras ou poder acabam que por se submetendo aos outros. 

 (    ) Os líderes passam a ter direitos diferentes e ocupam as melhores terras.

 (    ) Os habitantes têm tudo em comum e dividem as obrigações do dia a dia pela idade e gênero (homens e mulheres).

(    )  Alguns habitantes vão se destacando e se tornam líderes. 


Baseado na sequência colocada no exercício anterior, explique a diferença entre comunidade e cidade.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atualmente vivemos em cidades. Como a diferença apontada no exercício anterior pode ser percebida no seu cotidiano. 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 4 de outubro de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 05/10/2020 A 16/10/2020

 

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO CASTRO RANGEL

 História 5º e 6º termos  

Revolução Agrícola – Pré História 


NOME:________________________________________DATA:__________


 Queridos alunos, 

Nas últimas atividades refletimos sobre mudanças, permanências e revoluções.  Muitas vezes a revolução acontece  cotidianamente, aos poucos e mudando toda uma forma de se viver. Como, por exemplo, a revolução agrícola que transformou os homens coletores e caçadores, em agricultores, fixos em um local e formando as primeiras cidades que mais tarde se desenvolveriam nas civilizações antigas, como os egípcios, os mesopotâmios e  os sumérios. 

Vamos entender um pouquinho mais deste período? 

Bons estudos! E estou à disposição para tirar qualquer dúvida! 

Profa. Débora


  1. A Pré História durou milhares de anos e para facilitar os estudos, os historiadores a dividiram em períodos, conforme as atividades humanas. Nesta atividade conheceremos essas atividades, bem como as formas de se viver em cada período.  

Para isso observe as imagens e escolha qual a melhor letra que descreve cada um destes períodos. Complete os espaços abaixo. 

http://fotos.sapo.pt/mPeSOesOf9bGUYZoH9Y0/s320x240


A descrição de letra ______ é a que melhor explica a imagem acima, pois o ser humano quebrava e lascava pedras lascadas para conseguir alimentos. Por este motivo, o período ficou conhecido como Idade da Pedra lascada, ou Paleolítico. 



http://queconceito.com.br/wp-content/uploads/Neolitico.jpg


A descrição de letra _____ é a que melhor explica a imagem acima, pois com a melhoria dos instrumentos aconteceu o que chamamos de Revolução Agrícola,  que permitiu homens e mulheres se fixarem em comunidades. Este período chamamos de Neolítico, ou Pedra Polida, material com que eram feitos os seus instrumentos. 


https://cezimbramoni.files.wordpress.com/2011/05/atividademetais.jpg


A descrição de letra _____ é a que melhor explica a imagem acima, pois na Idade dos Metais  os homens e mulheres passaram a produzir mais alimentos, comendo mais e assim podendo viver mais. A consequência foi o aumento das comunidades. 



DESCRIÇÕES: 

A) Com melhores instrumentos de pedra polida, o ser humano aprendeu a plantar e criar os animais. Com isso não precisava mais se locomover para caçar e por isso passou a ficar fixo, morando em vilas e pequenas comunidades onde era mais fácil e seguro sobreviver. 


B) O homem era um caçador e coletor de plantas e pequenos animais. Para isso quebrava e lascava pedras para usar como instrumentos que o ajudassem a conseguir alimentos. 


C) Na Idade dos Metais, o ser humano aprendeu a fundir metais. Por isso, a época foi batizada de Idade dos Metais. Primeiramente manuseou o cobre; depois, o estanho. E, por último, a união dos dois metais, originando o bronze. Esses instrumentos garantiram instrumentos mais fortes e potentes para cultivar e caçar alimentos. 






Após completar as lacunas, escreva abaixo em qual dos períodos você acredita que a sobrevivência era mais difícil? E qual era mais fácil? Por que? Explique. 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



domingo, 20 de setembro de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 21/09/2020 A 02/10/2020

 

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL

 História 5º e 6º termos  

Mudanças e Permanências – Reflexão 


NOME:________________________________________DATA:__________


 Queridos alunos, 

Nas últimas atividades refletimos sobre mudanças, permanências e revoluções. Vamos nesta atividade fazer uma última reflexão sobre como encaramos as mudanças em nossas vidas e o quanto de fato estamos dispostos a mudar. Lembrando que o melhor aprendizado é o que conseguimos aplicar em nossas vidas! 

Bons estudos! E estou a disposição para tirar qualquer dúvida! 

Profa. Débora



O ser humano é um animal condicionável, que gosta de repetir padrões e reconhecer repetições, provavelmente a fim de sentir-se mais seguro diante do imponderável da vida. Muitos desses hábitos se enraízam de forma tão profunda em nossa vida que influenciam aspectos políticos, sociais e culturais de nossa convivência.

A experiência científica ilustrada abaixo mostra justamente diversos aspectos desses padrões e repetições, usados como metáfora para as complicadas relações em sociedade dos seres humanos. O resultado é intrigante e incomodamente familiar.



OS MACACOS E AS BANANAS


Um grupo de cientistas colocou cinco macacos em uma jaula. No meio dela, havia uma escada com bananas no topo.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHrHPlHzk5Os7phwAhjFmwuq31m_gWe2N5bWt178jFWg-q5I7MLvcR-SLXR9vS1AzwhX65mxCxKTd5fvjbQw53TGd3I1AFBQuv_eu1DaMhHXVtndqmiDX0jxqmGUzVmzyAKMHi_dN0PvUh/s400/fabula1.png


Sempre que um dos macacos subia as escadas, os outros recebiam uma ducha de água fria.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmw6Gr8uLWvufoGHmuanJS9rhSG-gNRnKjCw8XSDO_rTrc7gkycu4tPGa6PPRZJIYrLnr1POxxElHmzWdn8MWaxDXImz2uc1SyMIUIu6u1B-LPeR4FWeciiGm-wOp1MOG3q4Ko0I6ivpgl/s400/fabula2.png


Assim após algum tempo, os macacos começaram atacar aquele que tentava subir as escadas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6aJkO1O5WarTZ4hPd_wpBFU0IhFWed1tWLAGWyBnehx5wWb98scFUZ1rmR8qqWp-IngmYOGOUfubu34hyphenhyphenNMbbKTKLCtL606PTw6v4lqFiX5ifCezrtp234rJQ9NMDzhtDgovepjRhRiq8/s400/fabula3.png



Depois disso, nenhum macaco se atrevia a subir, apesar da grande tentação.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBGCjLEmEOaTAlpBWpNnJYRxjH-wQsoyvRisDw53BB99OD1xQc0Ow5fLf3ta-RR-LsY2dS87x2er_oqs_OrU614e-WWXJHfwYS0MOQG4lDoRe-AxQXaSB-dr1sFPiLAH0CcUygIf1o1duC/s400/fabula4.png


Os pesquisadores trocaram um macaco por outro. Naturalmente, a primeira coisa que o novo macaco fez foi subir as escadas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiF2j6YILMmuJqrgsIhmrUnv0ROWbqxyDlcLLSAp3oBX-3VFb6W5WJpDwaqcvaDB5cHa8QkIFG7dq3S2Iz_lFutqSpKi93rwbfIRnA-RUhweH0y4oPg5Qa9qtKF8b1pSMv8RLNqu-CiN62Y/s400/fabula5.png

 

Sempre que tentava chegar às bananas, era atacado pelos demais. Ele parou de tentar, mas sem entender o porquê de os outros reagirem daquela forma.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYT44_iUBonPecT6K0Ta2zKqDMEkr7mDFIiS9Ce4vG47rMmWWlf6LdZbssny7s0WqTYKk6XyK6EoOuvMv4DLLuZidTD_Z-hIQlRr0a4OavMAEHOIdYavJg2Awwgr3AJzTMRo6TWgvDCmpD/s400/fabula6.png

Os cientistas então, trocaram mais um macaco. Aconteceu a mesma coisa, inclusive o primeiro macaco substituído também atacava.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4QbvInYWfLdcIPDv60HJ0K39l6dwQ88TRXZFAAsE5u_8suLEMLycSB2szvuOcu3Cu4GzPyxJY4-AMiWPPkZ0HFiy-qxIrIPkH-8uOO3ZZNZ1nW2eofZIYqz636xT0gl1_NCIB6i02OWOe/s400/fabula7.png

 


Aos poucos, os pesquisadores forma substituindo todos os macacos antigos, aqueles que haviam conhecido a ducha fria, por novos macacos. O resultado foi um grupo de 5 primatas que nunca havia sido castigado com água ao tentar alcançar as bananas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0H-Pxth2i31iIZDf_0heVJZNDQkwaXYpHe2bU-PUIx6jYn8nnh1o86sGh3aPExcvmk4U-RkRiU8fQM6MvqrJIAXkZ5aC3U373OuQDsJqhfZHB4eRMMQH4lLU8BAHj0tFnxPZnC6fYtf16/s400/fabula8.png

 


Porém, continuavam atacando qualquer um deles que tentasse subir as escadas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIO9SejCuWr6gGA_BvAGUZHWJseY1ATkLRN-VlPaZmZYFiC8BHFA_Ajo7AR3ArjXQw-y_0ozYBwxvTTOVees8EloLza6uDiBztaAGxA74eyI4UuhonFBXnpOWkR-x7nQih8YgCWVqgRDt_/s320/fabula9.png


Se pudéssemos perguntar aos macacos por que eles atacam, certamente diriam; - Não sabemos. Sempre foi assim.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSDagE7mbPALtW5tSG1wwjW1-bWLx5lA3b9CHPvoJtbYyvVne1EuwrHnj23GuHrT4IyHvYaOjCtTTSt9qg9dR8jTCifUW75lcK2dTXsHP4FH4i2-YdUWhXkrE6xh24cxNHJtMFq5I7s0KY/s400/fabula10.png

Ilustrações e trechos retirado dos sites: https://www.hypeness.com.br/2016/05/experiencia-curiosa-com-macacos-revela-como-funciona-nossa-sociedade/,  http://carreira-foco-e-sucesso.blogspot.com/2016/06/fabula-os-macacos-e-as-bananas.html

 

  1. O que você entendeu sobre essa história? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Por que os macacos batiam no macaco que tentava  pegar a banana? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Em nossas vidas reais, em algumas situações agimos como os macacos da história? Em quais situações? Por que? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. DESAFIO: 

A frase final do macaco: “Sempre foi assim.”, em termos da disciplina História, é correta? Podemos afirmar que as coisas sempre foram assim? Como a disciplina História pode  nos ajudar? 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



domingo, 6 de setembro de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 08/09/2020 A 18/09/2020

 

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO CASTRO RANGEL

 História 5º e 6º termos  

Mudanças e Permanências – Revolução 

NOME:________________________________________DATA:__________


 Queridos alunos, 

Na última atividade refletimos sobre mudanças e permanências nos comportamentos e nas atitudes nossas cotidianas. Vamos nesta atividade pensar nas mudanças, em atos que modificam nosso cotidiano e compreender o significado da palavra Revolução. 

Vamos lá? E lembre-se que estou a disposição para tirar qualquer dúvida! 

Bons estudos! 

Profa. Débora


  1. Leia o texto abaixo: 


  1. Segundo o texto, o que é uma revolução? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Que tipos de revolução podem existir? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Leia as charges abaixo e explique a que tipo de revolução elas tratam. 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1.  Sobre a realidade de pandemia que estamos vivendo, você considera uma revolução? Explique. 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


domingo, 23 de agosto de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 24/08/2020 A 04/09/2020

 

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL

 História 5º e 6º termos  -  Mudanças e Permanências 


NOME:________________________________________DATA:__________


Você já deve ter reparado que nossa sociedade muda constantemente. Ao mesmo tempo, há coisas que parecem continuar sempre as mesmas. Por exemplo, ainda que existam direitos trabalhistas, há patrões que insistem em fazer o empregado trabalhar mais de dez horas por dia ou que o demitem sem justa causa. Ou, ainda, mesmo que as mulheres sejam consideradas legalmente iguais aos homens, muitos homens continuam achando que as mulheres têm menos direitos e lhes devem obediência. Por que você acha que isso acontece?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Registre, a seguir, algumas situações em que você percebe mudanças e outras em que nada parece mudar. Dê exemplos de fatos que você conhece e/ou vivenciou.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Na atividade passada tratamos das tarefas da mulher que muito se aproximavam das do homem na Pré História no que diz respeito a colher e fazer instrumentos para pequenas caças. Entretanto, temos uma imagem da mulher mais frágil e obediente ao homem. 

Em relação à mulher, o que você acredito que tenha mudado em questão de direitos? O que permaneceu? 


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



domingo, 9 de agosto de 2020

HISTÓRIA - 5°/6° - 10/08/2020 A 14/08/2020

Município de São Bernardo do Campo
Secretaria de Educação

Departamento de Ações Educacionais

Divisão de Educação Infantil, Ensino Fundamental e 

Educação de Jovens e Adultos

 

 

EMEB ESTUDANTE FLAMÍNIO ARAÚJO DE CASTRO RANGEL


 História 5º e 6º termos  -  Mulheres na Pré História I


NOME:________________________________________DATA:__________


Queridos alunos, 

Após conhecermos a espécie Homo Sapiens, veremos nesta atividade um dos períodos da Pré História: o Paleolítico, mas através das atividades e representações da mulher. 

Você já reparou que na maioria das vezes pensamos nos Homo Sapiens apenas como homens? Por que será que pensamos pouco nas mulheres? 

Vamos pensar sobre isso? Bons estudos!

Profa. Débora 



MULHERES AO LONGO DA HISTÓRIA: PRÉ-HISTÓRIA


À procura da mulher paleolítica 

Historiadores e estudiosos popularizaram a imagem de mulheres paleolíticas com aspecto selvagem coletando frutos enquanto esperavam que seus caçadores as arrastassem pelos cabelos até o fundo da caverna. As ilustrações dos livros escolares reforçam a ideia de um mundo pré-histórico masculino: homens primitivos lascando pedras, caçando mamutes, fazendo fogo, afiando suas ferramentas e pintando nas paredes rochosas. Onde estão as mulheres? Procriando, alimentando crianças e cuidando dos velhos? Até onde essa representação não está carregada de valores de nosso tempo? 



3-Venus-paleoliticas-e-uma-neolitica-768x333.jpg

Da esquerda para a direita: Vênus de Dolni Vestonice, 27-31 mil anos, Paleolítico, cerâmica, Museu Nacional de Praga; Vênus de Willendorf, 24-26 mil anos, Paleolítico, calcáreo pintada de ocre vermelho, Museu de História Natural de Viena; Vênus de Kostenki,, 30-15 mil anos, Paleolítico, marfim de mamute, Museu Hermitage, São Petersburgo; Vênus Cucuteni, 5500-2750 a.C., Neolítico, Ucrânia.



Ao contrário da imagem da mulher submissa diante de musculosos caçadores de mamutes, teorias mais recentes sustentam uma outra visão das mulheres paleolíticas. Elas seriam parceiras dos homens na fabricação de raspadores, facas e pontas. Estavam tão aptas quanto eles para caçar manejando lanças e construindo armadilhas. Ao contrário do que imaginamos, as caçadas de mamutes e bisões não eram tão frequentes. Boa parte da dieta paleolítica era constituída por animais de pequeno porte como cães selvagens, coelhos e roedores.


Lascar pedra é uma atividade que envolve mais habilidade do que força e não há qualquer evidência de que a produção de artefatos de pedra fosse exclusiva dos homens. Tampouco as pinturas rupestres exigem força, e nada impede pensar que elas possam ter sido feitas por mulheres ou também por elas.

Gruta-de-GargasFr-ambos-os-sexos-crianças-e-adultos-Paelolitico-Superior-768x384.jpg

Mãos em negativo, impressas em vermelho e preto feitas há 27 mil anos na gruta de Gargas, na França, foram identificadas como sendo de homens, mulheres e crianças. Paleolítico Superior.

Texto adaptado do site TTPS://ensinarhistoriajoelza.com.br/mulheres-ao-longo-da-historia-1-pre-historia/ - Blog: Ensinar História – Joelza Ester Domingues

Se quiser ver o texto completo ou mais informações, acesse o site! 



  1. Sabendo que Paleolítico é um período da Pré História, determinado pelas atividades que os homens e mulheres desenvolviam. Liste abaixo quais eram estas atividades e como viviam. 


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


  1. Muitas vezes em livros e filmes usamos a imagem do homem das cavernas como a figura bruta e forte responsável pela caça. O texto critica essa imagem e aponta novas possibilidades da mulher no período paleolítico. Como era essa sua mulher e quais suas habilidades? 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



  1. O texto critica uma imagem construída de mulher que não corresponde às recentes descobertas do período paleolítico. Hoje em dia você acredita que a imagem da mulher produzida em filmes e revistas corresponde a sua realidade. Explique sua opinião e dê exemplos. 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________